domingo, 1 de agosto de 2010

... arte ou bioenergia? Como funcionam os cursos?

Como são as aulas de "mantras e chakras"?
As pessoas chegam no curso de mantras e chakras e logo se admiram como as praticas são fortes nos aspectos físicos: temos posturas, movimentos, respirações, ativação dos órgãos internos, e até mesmo, envolve exercícios para hemisférios cerebrais e órgãos do sentido. A maioria desses trabalhos vem das práticas espirituais de música e dança no oriente. É um trabalho muito completo de corpo e mente, muito refinado de balanceamento das energias sutis. A dinâmica das aulas regulares sempre tem teoria, mas você imagina uma aula que tenha ginástica, meditação e um aprendizado de música muito distinto, na linha da medicina vibracional. Usamos instrumentos sagrados do oriente como a Tampura indiana, os sinos tibetanos, e a percussão e os ritmos do médio oriente que com sua numerologia mística conduzem estados alterados de consciência. A prática é uma experiência que muda a vida da pessoa pois muda o próprio conceito de sensibilidade frente a tudo que nos cerca. Muito se fala no Yoga que a sílaba OM representa “a vibração que anima tudo que existe”, mas você pode levar o aluno a viver essa realidade entoando mantras, é de fato uma experiência mística, não é uma mera informação, e informação está aí em todos os lugares, na internet, não precisa ir numa escola para ter acesso a isso. A participação da música é central, quem já toca algum instrumento pode levar nas práticas, quem quiser começar a tocar alguma coisa, orientamos a começar com o harmonium.

Em que sentido sua dança do ventre é tão diferenciada?
Codifiquei a dança criando uma técnica de bioenergia, tal como no Chi Kung, Yoga ou Tai Chi Chuan. Costumo dizer que é uma aula de dança do ventre “sem lantejoulas”, ou seja, trabalhamos o cultivo da energia interior, visamos saúde e auto conhecimento em sequências de balanceamento e ativação da bioenergia com profunda ação no Feminino. Através dos movimentos da dança, focamos intenso trabalho da coluna e articulações, alongamento e flexibilidade, respiração e movimento, ativação hormonal, e especialmente todo o trabalho sutil da imaginação e auto-expressão do Feminino. É muito inovador, tanto é que ainda esse ano, estaremos lançando o livro e os CDs de prática.

Como funcionam os processos de certificação nas técnicas de “mantras e chakras” e “dança do ventre: mística e bioenergia”, com a participação dos alunos nos shows da produtora?
Ressalto que os temas e a didática são únicos em todo o Brasil. Os alunos que querem se formar nas técnicas cumprem aulas regulares por um tempo (8 a 12 meses), isso é importante para eles interagirem e verem o processo como um laboratório vivo, não ficar só na teoria. O aluno já inicia desde cara participando da realidade de uma escola. Paralelamente, os alunos vão cursando módulos da especialização que acontecem aos finais de semana e são previamente agendados com bastante antecedência. Assim as certificações envolvem entre um ano e dezoito meses, dependendo do curso. Em ambos os cursos os alunos participam de espetáculos montados pelo estúdio com a banda de Ana Rita Simonka. Esses shows são com que um batismo do aluno que se torna consagrado para entoar mantras ou exibir seu ritual de dança. Todos os alunos certificados serão inseridos no nosso site para que possam divulgar posteriormente seus trabalhos. Não é franquia, não queremos nenhum vínculo que não seja espontâneo. Teremos reciclagem regularmente, mas faz quem quer. É uma casa que exercita consciência e ética, sem virar um contrato social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário